Hong Kong Fu

Hong Kong Fu


quinta-feira, 1 de julho de 2010

Primeiros Erros

No decorrer dos dias tenho muitos pensamentos, muitas idéias e observações sobre a vida, as pessoas e tudo que me cerca. São impressões muito pessoais, fruto de toda minha experiência de vida, de todos os erros e desacertos que já cometi — e olha que não foram poucos.

São ensinamentos que obtive às custas de muita leitura, muitos livros, muita observação e reflexão. Sinto que poderia metabolizar aquilo que me rodeia, processando e interpretando com meus próprios pontos de vista e opiniões. Quero contribuir com minha experiência e capacidade de raciocínio. Quero compartilhar essa parte de meu íntimo, da minha existência.

E desejo fazer isso escrevendo. Sim. Escrevendo. Porque quando escrevemos colocamos as coisas “no papel”, elas se materializam, se incorporam, deixam de ser coisa e pensamentos abstratos para se tornarem coisas materiais, concretas, e que não mais vão nos escapar. Quando colocamos em palavras os sentimentos, pensamentos e impressões eles se tornam permanentes e não mais fugidios, temporários — eles se tornam permanentes! Podemos moldá-los, trabalhá-los, compreendê-los melhor; Fica mais simples e fácil compartilhá-los e deixar claro para outras pessoas situações e contextos que, de outra forma, seriam muito trabalhosos de repetir e explicar no “boca-a-boca”.

rickerenault

Sinto que posso melhorar a forma como expresso esses sentimentos e ideias, para que fiquem mais simples, mais elegantes e divertidos. Gosto imensamente de me comunicar com outras pessoas e se eu conseguir aprimorar essa capacidade, mesmo que a duras penas, terá valido a pena.

É por esta razão que criei este Blog. Este Blog é não para me exibir, nem para me envaidecer, mas sim, para registrar minha jornada enquanto tento desenvolver minha capacidade de comunicação. É uma tentativa de melhor expressar tudo que almejo, seja de forma ficcional, pessoal, sentimental ou o que vier.

Este é o começo. Quero que fique registrado que estas poucas palavras — sem estilo, pobres de relevância, mal elaboradas, tão pouco informativas ou com significado — estas simples e humildes palavras, rascunhos de emoções e projetos de futuros textos mais bem elaborados e portadores de mais bom humor, sutileza, elegância, fluidez e naturalidade. Quero que vocês acompanhem toda esta minha jornada. Quero que todos meus erros gramaticais e estilísticos fiquem aqui expostos a vista de todos testemunhando que um dia tive um início bem tosco e grosseiro na arte da escrita. Quero que todos vocês vejam como tive que me esforçar para escrever minimamente bem, quem sabe, algum dia. (Quem sabe)

É fácil ser engraçado e espirituoso quando se está conversando em um grupo de amigos ou de parentes. Muito difícil, porém, é tentar reproduzir a mesma graça, a mesma naturalidade quando se escreve, sozinho, isolado de pontos de referência humano que existem dentro de um bate-papo ao vivo. Se me lanço nessa empreitada é apenas porque acredito que sou capaz. Digo, não que eu acredite que tenha dotes literários ou intelectuais, longe disso. Mas acredito que tenho muita coisa a dizer a vocês que quiserem me acompanhar.

E porque ler e acompanhar a leitura de alguém como você?

Boa pergunta.

É isso que quero provar: que posso valer à pena; que garantirei um pouco de risadas para você; prometo pensamentos interessantes e originais, na medida do possível; prometo que você terá o melhor e o pior de mim (não nessa ordem); prometo que a correção gramatical e ortográfica não serão obstáculos para que você se junte a mim nessa jornada. Mesmo que eu escreva com péssima ortografia (arrgghh), com carência de recursos lingüísticos, sem muito estilo, originalidade, pensamentos profundos, grandes insights ou contos machadianos enfim, prometo ser leal a você que quiser me acompanhar.

Muito embora ainda não tenha definido um formato para este meu Blog — digo, ainda não sei se este será um Blog de humor, de pensamentos, de informações, de sátiras, de paródias, de contos, ou só para passar o tempo — O que posso garantir é que ele vai valer à pena. Sim, isso eu posso garantir e reafirmar.

Peço paciência a vocês. Escrever e publicar impressões num Blog são novidade para mim. Ainda estou meio perdido sobre como administrar um Blog na Internet! E, além disso, ainda por cima procuro desenvolver e melhorar minha capacidade de redação e expressão literária!!

É óbvio que tudo isto é um desafio para mim. Quero ver até onde consigo ir. Quero me surpreender, me superar e me perder.

Não se espante e nem leve muito a sério este meu primeiro poste. Na verdade, como já disse, não sei se vou levar a coisa para um lado mais humorístico ou se vou adotar um tom mais íntimo, mais cáustico, mais imprevisível...

90

0 comentários: