Hong Kong Fu

Hong Kong Fu


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

BLOGOSFERA: A DECADÊNCIA DO NOVO ORKUT

 

burro-rede-social-diburros

Acredito que a grande maioria dos blogs seja constituída apenas por gente comum tentando se expressar; Blogs, Twitter, Orkut: Ferramentas simples usadas como terapia por pessoas que tentam se comunicar, pessoas em diferentes estágios de aprendizado e compreensão da Internet e seus recursos.

Quem é novo no BLOGGER só deseja uma coisa bem simples: montar seu Blog.

Simples assim.

Afinal aí está algo realmente legal, digno de se almejar: ter seu próprio Blog! Poder compartilhar seus pensamentos com todos. Você vai poder se comunicar com seus amigos, seus familiares, seus colegas de trabalho, e até para aqueles que você não reencontra há muito tempo — e, por que não? até com pessoas que ainda não conhece;

Poderá dizer a eles que músicas gosta de ouvir, seus discos preferidos; Pode recomendar filmes legais para a turma assistir no cinema ou alugar em DVD; E, veja só, pode contar sobre a viagem que vocês fizeram no último feriado! As possibilidades são infinitas.

Aí de repente, não mais do que de repente...

Aparece o Pessoal que já usa tudo isso há mais tempo e indaga para nós, reles mortais:

Mas qual é o seu público alvo?

—COMO?

Qual o propósito do seu Blog?

—COMO É? ACABEI DE DIZER!

Mas você já leu na íntegra todos os capítulos das 12.597 Dicas para se montar um Blog de Sucesso? Já planejou todos os 517 Passos Simples para arrebanhar seguidores e se tornar popular com os outros Blogueiros? Como você espera ganhar dinheiro com isso?

— QUE? ADSENSE? GANHAR DINHEIRO? ARREBANHAR SEGUIDORES? NÃO QUERO NADA DISSO!

Então você é medíocre, não merece ter um Blog e as únicas pessoas que vão ler o que você escreve são sua mãe e sua namorada!

— — — X X X — — — X X X — — —

Essa coisa de Blog é muito parecida com o ORKUT. Teve sua fase divertida, onde era legal participar, onde se podia fazer muitas amizades, conhecer muita gente, se divertir e dar muita risada a troco de nada e, melhor, sem frescuras.

Depois foi perdendo a graça e ficando uma coisa “séria”, chata, insuportável. O RESULTADO: Hoje o nome ORKUT é praticamente um palavrão, tipo de coisa que só quem faz questão de participar são os mal-intencionados da vida.

Os novatos, que estão começando agora, como eu, ainda não se dão conta desse processo de Orkutização da Blogosfera. São meio como caipiras em visita a uma cidade grande.

Quem é de outra cidade e visita São Paulo fica maravilhado.

Acha tudo com ar de primeiro mundo: A Avenida Paulista, o MASP, os espaços amplos da Avenida 23 de Maio, compara o Parque do Ibirapuera com o Central Park, e por aí vai. Existem inclusive turistas incautos que ficam maravilhados de vir para São Paulo e ficar num hotel no centro da cidade! (Entorno da Av. São João e crackolândia para quem não sabe)

Da mesma forma ocorre com a Blogosfera. Infelizmente à medida que se conhece um pouco melhor seu funcionamento, se constata que tudo é muito decadente e tem aquele clima de fim‑de‑festa do Orkut. Salvam-se um ou outro Blog de qualidade.

A esmagadora maioria está tão preocupada com “fórmulas de sucesso”, “Dicas para atrair visitantes”, “Estratégias Para Ganhar Dinheiro”, “Como Atrair Propaganda Para Seu Blog”, etc, etc — Que nem se dá ao trabalho de dar atenção aos leitores.

Essa coisa de manter um Blog — exceto para nós ingênuos, teenagers, ou românticos da vida — se tornou um grande negócio, uma maquininha de dinheiro e de gente chata pra cacete!! Gente que mal disfarça que só está atrás de FLUXO de visitantes para os Links dos Anúncios que hospedam.

Chega a ser nauseante de tão óbvio. Há aqueles blogueiros que apelam para o sensacionalismo da hora, tipo “Vejam, Novas Fotos da Mulher Melancia”, ou “As Novas 786 Fotos do Novo iPhone”, ou ainda apelam para um tipo de polêmica rudimentar e destinada apenas a aumentar o número de comentários através de brigas e atrair a ira de fã-clubes infanto‑juvenis.

Há muita vaidade na blogosfera; Uma verdadeira guerra de egos e culto de neo‑ciber‑celebridades, à la Luciano Huck, Xuxa, Adriane Galisteu, dentre muitos.

Muito raramente os autores dos Blogs admitem a discórdia a sua opiniões como bem vinda. O que realmente chama a atenção é que raramente oferecem coisas boas e positivas sem visar pedir nada em troca.

Ah sim, isso é generalizar, já sei. Ocorre que generalizar é um ótimo caminho pra poder mostrar uma tendência. Claro que todo mundo entende que existem as exceções — mas generalizando você expõe os aspectos gerais. Vide o Orkut.

1 comentários:

Marcelo Almeida disse...

Que beleza de texto. Vc disse tudo o que importa. Vivemos na Era do Marketing da Idiotização dos blogs. Eu tenho medo do Orkut e da patuléia zumbi que vive por lá...
Abs e Boa sorte no blog! :)